Dúvidas sobre o seu CV na NZ?

Existem muitas dúvidas sobre o currículo (CV) na NZ. Como formatar? Quais informações colocar? Devo incluir apenas experiências da NZ ou do Brasil também? Devo colocar ‘sub-empregos’ no CV também?

A verdade é que não existe uma resposta única para todas essas perguntas, mas espero que com este post eu possa esclarecer um pouco dessas dúvidas.

A formatação do seu CV hoje em dia é algo que a tecnologia pode te ajudar. Sites como o ResumAI preparam o seu CV inteiro de graça, PORÉM, você precisa fornecer as informações corretas para que o CV saia correto e aí está o ‘pulo do gato’. Na minha opinião, o cargo ou título do emprego é algo que os brasileiros precisam prestar muita atenção na hora de se candidatar para vagas na NZ, principalmente se você está incluindo experiências do Brasil. Já comentei em posts passados que um ‘Analista de RH’ não se chama ‘HR Analyst’ na NZ, e sim ‘HR Coordinator’, ‘HR Advisor’ ou ‘HR Business Partner’ (dependendo da senioridade). Portanto, se você apenas traduzir o seu cargo do Brasil para a NZ, você pode não ser compreendido pelas empresas daqui.

Não existe um formato específico de CV. O seu CV tem que combinar com a sua área de atuação e com a sua experiência. Então, um recrutador não analisará o ‘formato’ do CV de um mecânico da mesma maneira que analisará o de um Designer Gráfico. Provavelmente, o designer fará algo muito mais elaborado em termos de edição, devido às suas habilidades com a área gráfica, e não são essas habilidades que o recrutador procura no mecânico.

Eu sempre penso que o CV deve mostrar o melhor de você, sendo assim, o formato que você utilizará vai depender do que você tem para mostrar. Fotos de projetos podem ser normais na área de arquitetura, construção, engenharia, etc. Conquistas (achievements) também são comuns (algo que você conquistou naquela empresa, como premiações, projetos bem executados, reconhecimentos, etc).

A carta de apresentação (Cover Letter) é algo muito comum na NZ, mas esse assunto fica para um próximo post. O que posso adiantar é que o ChatGPT pode ser um excelente parceiro para escrever a sua Cover Letter.

Inscreva-se para receber mais informações